terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Plano de aula literatura infantil

PLANO DE AULA

Dados de Identificação:
Escola: Escola Municipal Professora Celma Pereira Borges Turma: 2º série
Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Kênia e Ivonice
Cursista: Delvair Rezende Siqueira
Aula Previstas: 2


Tema:
Leitura de literatura infantil
Objetivo geral.
Diante da necessidade e obrigatoriedade dos critérios de avaliação, trabalhei as práticas da leitura da literatura infantil conhecimento dos escritores e a conhecer e analisar a prática das atividades culturais nas escolas de ensino fundamental e da rede Municipal, contribuindo para a formação de cidadania e justiça social e estar garantindo o futuro da humanidade.Objetivos Específicos:
· Entender o conhecimento da literatura dos alunos;· Compreender como surgiram as literaturas;· Identificar a diferença entre as literaturas;· Conhecer a prosa bem como os escritores escrevem;· Conhecer um dos escritores mais importantes da literatura infantil.

Conteúdo:
Momento è o propósito de compartilhar alguns conceitos e considerações relacionados à área da Literatura Infantil.

Recursos Didáticos:· Giz;· Quadro;· Apagador;· Livro Didático da biblioteca da escola;· DVD;· Laboratório de Informática.


Metodologia:
Etapas:
1) Pré-aquecimento: apresentação da proposta aos alunos. Pergunte aos estudantes como conheceram os contos - se alguém lia para eles, se leram por si mesmos, se foi na escola, etc. em segundo lugar, de quais histórias se lembram as que mais gostaram etc.

2) Selecione com eles as histórias que serão convertidas em texto poético; divida-os em duplas, sendo que cada dupla deve trabalhar um conto. Se o grupo de alunos é numeroso, nada impede que haja mais de uma versão por conto.

3) Entregue-lhes uma cópia com a versão criada para o conto, disponível na internet.

4) Faça a leitura em conjunto com os alunos e discuta com eles de que forma, de que recursos, etc. a autora se apropriou para contar a história (narrativa). A abordagem de tais aspectos é ampla e requererá um planejamento para mais de uma aula (ver, abaixo, as sugestões).

5) Explique sobre a importância do uso do dicionário e solicite que estejam munidos dos seus para produzirem os textos.

6) Após a análise, as duplas fazem a leitura dos contos que para frasearão (podem ler os textos na internet, ao invés de trabalharem com fotocópias; a orientação prévia do professor sobre quais sites acessar é fundamental).
7) Aula expositiva, dialogada com debate sobre o filme: o primo Basílio, uso do laboratório de informática, usando Wraiter, Internet”Google”, Slaides,para pesquisa, e proposição de atividades sobre o tema da aula,apresentação dos slaides feitos.
Avaliação:
Avaliação através de atividades escrita e prática em laboratório e observando a participação dos alunos.


Referências Bibliográficas:
AMARAL, Emília; FERREIRA, Mauro; LEITE, Ricardo; ANTÔNIO, Severino. Novas Palavras, FTD, 2005;CEREJA, William Roberto; MAGALHÃES, Tereza Cochar. Português Linguagens: volume único – São Paulo: Atual: 2003
Pesquisa em livro e biblioteca.
Desenho caracterizando a literatura infantil.

Delvair Rezende Siqueira.

Sem comentários:

Enviar um comentário