terça-feira, 1 de dezembro de 2009

Experiência didática com as Tics

Curso Ensinando com as TICS

Experiência didática de sugestões de aulas.
Analisando componentes visuais de um texto em metodologia de língua portuguesa para o ensino fundamental e médio. (fazendo as devidas adaptações pára cada série).
Dendo como objetivo informar os alunos sobre os gêneros literários como: conto, romance, novela..., promover o hábito da leitura, perceber intencionalidades implícitas (amplamente utilizada pelos profissionais na elaboração de várias produções, como: releitura, análise e reflexões sobre as linguagens e produção.
É muito comum as pessoas acharem que elementos visuais de um texto são apenas fotos, imagens ou gráficos. É claro que esses componentes ajudam ou influenciam na decisão de ler um texto, más será que já paramos para pensar o quanto de informações de uma novela (personagens, enredo, espaço, ambiente, contexto..., existe na abertura? que informações interresantes ela traz? Por exemplo, podemos saber, desde o primeiro dia, todos os personagens estarão presentes no contexto da novela.
Avaliamos todos os dados observados na análise, pelos alunos, devem ser socializados entre a turma, comentados e discutidos.
Materiais utilizados: livros, TV, vídeo, internet, computador, cadernos...

Sem comentários:

Enviar um comentário