Curso Ensinando com as TICS
Experiência didática de sugestões de aulas.
Analisando componentes visuais de um texto em metodologia de língua portuguesa para o ensino fundamental e médio. (fazendo as devidas adaptações pára cada série).
Dendo como objetivo informar os alunos sobre os gêneros literários como: conto, romance, novela..., promover o hábito da leitura, perceber intencionalidades implícitas (amplamente utilizada pelos profissionais na elaboração de várias produções, como: releitura, análise e reflexões sobre as linguagens e produção.
É muito comum as pessoas acharem que elementos visuais de um texto são apenas fotos, imagens ou gráficos. É claro que esses componentes ajudam ou influenciam na decisão de ler um texto, más será que já paramos para pensar o quanto de informações de uma novela (personagens, enredo, espaço, ambiente, contexto..., existe na abertura? que informações interresantes ela traz? Por exemplo, podemos saber, desde o primeiro dia, todos os personagens estarão presentes no contexto da novela.
Avaliamos todos os dados observados na análise, pelos alunos, devem ser socializados entre a turma, comentados e discutidos.
Materiais utilizados: livros, TV, vídeo, internet, computador, cadernos...
terça-feira, 1 de dezembro de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário