quarta-feira, 2 de dezembro de 2009

Plano de Aula Delvair e Zelma

PLANO DE AULA

-NOME DA ESCOLA: Escola Municipal Celma Pereira Borges

-PROFESSOR (A): Delvair e zelma
-SÉRIE: 1º ano do Ensino Fundamental.
-Nº. DE AULAS: 4 Semanas
-Data: 15/09 a 15/10
Projeto: Economizar a água

“Pensar globalmente e agir localmente.”

· Introdução:
O presente projeto visa que a água é um dos fatores indispensáveis para manter a vida no nosso planeta. É tão essencial quanto o ar que respiramos. Por isso, a importância de verificarmos algumas questões que nos farão refletir sobre o uso racional da água em nossas casas, escolas e em nossa comunidade. Faz-se necessário sabermos de onde vem a água que utilizamos, qual a quantidade de água que gastamos, como economizar e para que .


· Objetivos:

v Conscientizar os alunos, pais, comunidade sobre a importância de como economizar água;
v Buscar informações com a ajuda dos pais e professores, a respeito de valorizar e economizar água;
v Apresentar teatro de varetas com intuito de mostrar como economizar e preservar a água;
v Passear em forma de passeata com faixa e entrega de folders nos comércios, escolas, praças e prefeitura, com dicas de como economizar água para que haja uma maior reflexão;
v Fazer leituras, interpretação de textos, músicas, poesias, acrósticos, ligados ao tema proposto, para que haja melhor interação entre o todo, explorando a leitura e a escrita;
v Trabalhar em grupos, para que haja maior interação e troca de informações;
v Valorizar e respeitar a preservação do meio ambiente.










· Metodologia:

v Produção de texto e ilustração;
v Música: Planeta água (Guilherme Arantes)
Bom dia; Música religiosa
Quando o dia da paz renascer (Padre Zezinho);
v Acróstico: Com a palavra água;
v Faixa;
v Folder;
v Teatro de vareta;
v Poesia;
v Montagem do livrinho;
v Montagem da árvore e borboletas;
v Cartaz;
v Palestra: Com gerente da Saneago;
v Vídeos: Valorização dos recursos naturais(Oréades)
Ecologia meio ambiente. A Água.


· Conclusão:

Ao término deste projeto, pude perceber a conscientização, o desempenho e a capacidade de cada aluno em reconhecer a importância, o valor imensurável de se fazer o uso racional da água no nosso cotidiano.
Esta proposta de trabalho, visa o envolvimento e o comprometimento das crianças com a responsabilidade de assumirem o papel de parceiros e de agentes vigilantes em defesa da água.


Bibliografia:

Coleção: Construindo dia-a-dia
Autor: Cláudio R.B. Trajano.
Edições: Sabida
Cidade: Blumenau –SC.

Coleção: Alfabetização sem segredos; meio ambiente.
Volume 1 e 2. Ensino fundamental. Autora: (Maria Rodespiel)
Editora: Iemar.

Coleção: Atividades para sala de aula.
Ensino fundamental. Volume: 2 .Autora: Míriam Cristina Casante de Carvalho
Editora: Claranto
Uberlândia-MG . Ano: 2008.

Coleção: Dia-a-dia do professor
Volume: 2. de acordo com os PCN’S
Autores: Gerusa Rodrigues pinto
Frances Rodrigues Pinto
Editora: Fapi. Belo Horizonte- MG.

· Vídeos: Valorização dos recursos naturais (Oréades)
Ecologia meio ambiente e água.

Sem comentários:

Enviar um comentário